
A Serra do Teixeira recebe, a partir desta sexta-feira (16), a primeira edição do Festival de Forró e Poesia, realizado no Sítio Tauá, entre os municípios de Teixeira e Maturéia, na Paraíba. O evento segue até o sábado (17), com uma programação voltada à valorização da cultura nordestina, reunindo música, poesia popular, artesanato e atividades formativas.
O festival presta homenagem a Mestre Parafuso, zabumbeiro, compositor e um dos fundadores do grupo Os 3 do Nordeste, reconhecido por sua contribuição à história e à difusão do forró pé de serra.
Programação desta sexta-feira (16)
As atividades começam às 9h, com oficinas de poesia popular e xilogravura, na Escola Manoel Henrique Alves. Às 10h, o mesmo espaço recebe uma roda de conversa sobre forró e patrimônio imaterial.
No período da tarde, a Feira de Artesanato abre às 16h. Às 17h, a programação contará com cantoria de repente, com Anderson e André Silva, além de Ryan Costa e Genaldo Pereira.
A partir das 20h, começam as apresentações musicais de Trio Maurício, Os Três do Nordeste, Rony Leite, Trio Pé-de-Serra e Trio Xoteando.
Programação do sábado (17)
No sábado, as oficinas de poesia popular e xilogravura serão retomadas às 9h, seguidas da roda de conversa sobre forró e patrimônio imaterial, às 10h, ambas na Escola Manoel Henrique Alves.
À noite, as apresentações musicais começam às 19h, com Baga e Trio Pé-de-Serra. Em seguida, sobem ao palco Isa Sousa, às 20h; Lily Sanfoneira, às 21h; e Jackson Monteiro, às 22h.
A apresentação do festival ficará por conta de Vinícius Martins.
Homenagem a Mestre Parafuso
Mestre Parafuso teve papel importante na consolidação do forró pé de serra na segunda metade do século XX. Como zabumbeiro e compositor, participou da formação de Os 3 do Nordeste, em 1969, contribuindo para levar a música nordestina a diferentes regiões do Brasil e também ao exterior.
Entre suas composições estão “Eu Era Feliz”, “Meu Grande Amor” e “Eu Vou, Meu Bem”, registradas no primeiro LP do grupo, lançado em 1974. Sua trajetória ajudou a preservar e difundir ritmos como xote, baião, xaxado e arrasta-pé.
Realização e parcerias
O festival tem produção de Ari Nóbrega, com a equipe formada por Fernanda Santiago, Cinthya Paola e Vinícius Martins. A iniciativa conta com parceria do Banco do Nordeste Cultural e da Marshmello Produções, além do apoio das Prefeituras de Teixeira e Maturéia.
A realização é do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do FIC, em parceria com o Sistema Nacional de Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc e o Ministério da Cultura.
Teixeira em Foco
Sinistro de trânsito Carreta carregada com brinquedos apresenta falha nos freios e tomba na Serra do Teixeira
Operação Operação Paraíba Mais Segura reforça policiamento em Teixeira e outros 20 municípios do Sertão
Oportunidades Prefeitura de Teixeira abre 60 vagas para oficina de corte e costura
Abuso sexual DEAM cumpre mandado de prisão definitiva em Teixeira contra jovem de 21 anos condenado por estupro de vulnerável
Sinistro de trânsito Motociclista de 48 anos morre em colisão frontal entre Teixeira e Matureia; motorista de Hilux é preso
Detalhes Cabo da PM relata como socorreu criança engasgada em Teixeira-PB
Ação rápida Criança engasgada é socorrida por policial militar na sede da 4ª Companhia, em Teixeira-PB
Programação I Festival de Forró e Poesia da Serra do Teixeira tem programação definida para os dias 16 e 17 de outubro
Requerimentos Vereador Pedro de Geraldo Bento solicita ao DER-PB melhorias para o trânsito de Teixeira
Mín. 20° Máx. 36°