Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Teixeira, PB

Saúde Doação de órgãos

Em menos de 24 horas, mais cinco pessoas ganham chance de sobrevida com doação de órgãos na Paraíba

A doação aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O ato vai transformar a vida de mais cinco pessoas.

18/09/2023 às 20h41
Por: Vitinho Galdino Fonte: SECOM PB
Compartilhe:
Foto-Reprodução / SECOM
Foto-Reprodução / SECOM

A Central Estadual de Transplantes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, registrou nesta sexta-feira (15) a segunda doação de órgãos em um intervalo de menos de 24 horas. A doação aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O ato vai transformar a vida de mais cinco pessoas.

A paciente doadora tinha 50 anos e deu entrada no hospital no último dia 11 de setembro vítima de um hematoma cerebral. A doação só foi consentida após a confirmação da morte encefálica e a autorização familiar.

Em homenagem à família doadora os servidores do hospital fizeram um corredor humano para acompanhar a saída do doador da UTI até o bloco cirúrgico. O “cortejo da vida”, como é chamado o momento, foi realizado sob muitos aplausos.

O fígado foi doado para um receptor paraibano, os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba, onde segue um procedimento padrão de avaliação antes da realização do transplante.

Continua após a publicidade

Segundo a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, a conscientização dos familiares tem sido fundamental para o aumento das doações no estado. “Essas duas doações em um intervalo de apenas 24 horas mostram que as pessoas estão mais sensíveis à causa da doação de órgãos, podendo assim ajudar a salvar vidas, que serão transformadas a partir desse gesto de solidariedade “, pontua.

Este ano foram realizados na Paraíba 177 transplantes, sendo 125 transplantes de córneas, 23 de rim, 19 de fígado, quatro de medula óssea e seis de coração. Ainda aguardam na lista de espera do estado 496 paraibanos, sendo 309 por uma córnea, cinco por um coração, 17 por um fígado e 165 por um rim.

SECOM-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias