O jovem Samuel Aires Lucena, de 20 anos, é mais um dos teixeirenses que se destacaram na pontuação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. As notas foram divulgadas ontem, quinta-feira (09).
Samuel conseguiu 980 pontos. Ele contou ao Teixeira em Foco que esta é a terceira vez que participa do Enem e que na última edição conseguiu 900 pontos na prova de redação.
Ele ainda afirmou que teve que unir estudos com trabalho, o que não foi nada fácil!
"Revisei conteúdos para as provas de múltiplas escolhas uns 2 meses antes porque precisava incluir essa rotina de estudos à minha rotina de trabalho, então não foi muito fácil".
Ao vê o tema da redação que foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", Samuel afirmou que se sentiu confortável para escrever e que procurou referências sobre a temática.
"Sempre que eu vejo um tema de redação, procuro pensar em vivências, coisas que li, assisti ou ouvir relativas aquela temática que possam facilitar minha escrita e inspiração. Particulamente falando sobre o tema da redação de 2022, adorei. É importante trazer à tona, em provas desse tipo, pontos que são esquecidos com o tempo mas que continuam sendo cruciais pra memória de um povo".
O jovem não fez cursinhos preparatórios. Ele fez a prova porque cursava relações internacionais. Ao abandonar o curso por não se identificar e começar a trabalhar, Samuel foi lendo e se preparando.
"Fiz a prova porque cursava relações internacionais e aí acabei trancando por não me identificar com o curso. Entrei no mercado de trabalho, sou supervisor de operação e gosto muito do que faço. Quanto ao treinamento pra prova, sempre gostei de ler e esse é o primeiro passo pra escrever razoavelmente bem", afirmou ele.
Samuel Aires concluiu o ensino médio em 2019 na ETE Célia Siqueira, em São José do Egito-PE. O jovem agora reside em João Pessoa.
Teixeira em Foco
Mín. 20° Máx. 31°