O Sarau Cultural, evento realizado pelo Coletivo Agostinho Nunes da Costa, na cidade do Teixeira, acontecerá dia 28 de maio. Em homenagem à poetisa Elizete Cassiano, o evento trará a diversidade da poesia popular para a praça Cassiano Rodrigues. A programação inicia no dia 27 com oficinas de poesia popular e artesanato na biblioteca da ECIT Sebastião Guedes da Silva e em praça pública na noite de 28 de maio com a presença confirmada das atrações a seguir:
Emboladores Naldo e Naldão; Recital musicado com Val Patriota; Forró com As Severinas; cantoria com os poetas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano; e a presença de poetas declamadores regionais e locais. Esta edição do Sarau Cultural será realizada através do prêmio Parrá da fase 2 da lei Aldir Blanc do estado da Paraíba.

Sobre a homenageada
Mantendo a tradição de homenagear poetas e poetisas que ainda estão entre nós, escolhemos a poetisa Elizete Cassiano para esta edição, por sua história de amor pela poesia e por tudo que ela representa na vida do nosso povo. Nascida no distrito de Mãe D'água, outrora pertencente à cidade do Teixeira, Elizete Rodrigues Batista Lira viu sua inspiração brotar ainda na adolescência com a poesia "Não sei definir as saudades", mas somente na maturidade publicou seus primeiros fragmentos poéticos. Desde então, desenvolveu uma preciosa produção literária. Durante sua trajetória poética publicou: "Os meus pensamentos" em 1991; "Momentos de emoções" em 1993; "Ninho de sonhos" em 1996 e seu último livro publicado "Na asas dos colibris - entre a noite e o dia" .
 |
Apresentação na Academia Paraibana de Poesia |
Elizete Cassiano foi uma das principais mulheres a compor a Academia Paraibana de Poesia. Representou a nossa cidade como ninguém, ocupando a cadeira de n° 27 que tinha como patrono o poeta Romano do Teixeira. Declamando e exaltando nossa cidade, Elizete tem em suas poesias o amor pelo povo e o lugar que deu seus primeiros passos. Inclui em um dos seus livros a ilustração da Pedra do Tendó, desenhado pela própria poetisa. Foi proprietária do principal cartório da cidade do Teixeira por vários anos, sendo responsável pelo registro de vários teixeirenses da época.
 |
Elizete Cassiano na Pedra do Tendó - Foto: Aiana Uchôa |
Elizete também tem sua contribuição na poesia brasileira, participando de comissões julgadoras em vários concursos de vários estados do Brasil, a exemplo de sua participação na comissão da união Brasileira de trovadores de Niterói – Rio de Janeiro. Foi premiada em vários concursos literários, como o concurso de trovas, poesias e sonetos promovido pela editora Taba Cultural, do Rio de Janeiro, pela qual teve três de seus trabalhos classificados: Primeiro concurso de trovadores do clube CLMM, em Formiga, Minas Gerais; concurso de trovas da União Brasileira de trovadores de Taubaté – SP. Também teve dois trabalhos classificados para a Coletânea de Autores Parahybanos, destacando-se ainda a participação, em 1997, no projeto "A cidade em out-door", na capital paraibana João Pessoa, na qual teve seu trabalho exposto em outdoor na cidade. O Coletivo Agostinho Nunes da Costa: O coletivo hoje é composto por três membros: Vinícius Martins, Tiago Nunes e Ari Nóbrega. Fundado no final de 2014, o coletivo tem por objetivo resgatar a memória da cultura popular, sobretudo a poesia popular em suas mais variadas vertentes, a mesma que é tida como patrimônio da cidade do Teixeira.
Assessoria