Terça, 17 de Maio de 2022
31°

Pancada de chuva

Teixeira - PB

Cultura Sarau Cultural

Coletivo Agostinho Nunes da Costa anuncia mais um sarau cultural, em Teixeira

Em homenagem à poetisa Elizete Cassiano, o evento trará a diversidade da poesia popular para a praça Cassiano Rodrigues. A programação inicia no dia 27 com oficinas de poesia popular e artesanato

12/05/2022 às 17h45
Por: Vitinho Galdino Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Sarau Cultural em Teixeira- Foto Diário do Sertão
Sarau Cultural em Teixeira- Foto Diário do Sertão
O Sarau Cultural, evento realizado pelo Coletivo Agostinho Nunes da Costa, na cidade do Teixeira, acontecerá dia 28 de maio. Em homenagem à poetisa Elizete Cassiano, o evento trará a diversidade da poesia popular para a praça Cassiano Rodrigues. A programação inicia no dia 27 com oficinas de poesia popular e artesanato na biblioteca da ECIT Sebastião Guedes da Silva e em praça pública na noite de 28 de maio com a presença confirmada das atrações a seguir:

 

Emboladores Naldo e Naldão; Recital musicado com Val Patriota; Forró com As Severinas; cantoria com os poetas Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano; e a presença de poetas declamadores regionais e locais. Esta edição do Sarau Cultural será realizada através do prêmio Parrá da fase 2 da lei Aldir Blanc do estado da Paraíba.

Sobre a homenageada

Mantendo a tradição de homenagear poetas e poetisas que ainda estão entre nós, escolhemos a poetisa Elizete Cassiano para esta edição, por sua história de amor pela poesia e por tudo que ela representa na vida do nosso povo. Nascida no distrito de Mãe D'água, outrora pertencente à cidade do Teixeira, Elizete Rodrigues Batista Lira viu sua inspiração brotar ainda na adolescência com a poesia "Não sei definir as saudades", mas somente na maturidade publicou seus primeiros fragmentos poéticos. Desde então, desenvolveu uma preciosa produção literária. Durante sua trajetória poética publicou: "Os meus pensamentos" em 1991; "Momentos de emoções" em 1993; "Ninho de sonhos" em 1996 e seu último livro publicado "Na asas dos colibris - entre a noite e o dia" .


Apresentação na Academia Paraibana de Poesia
Elizete Cassiano foi uma das principais mulheres a compor a Academia Paraibana de Poesia. Representou a nossa cidade como ninguém, ocupando a cadeira de n° 27 que tinha como patrono o poeta Romano do Teixeira. Declamando e exaltando nossa cidade, Elizete tem em suas poesias o amor pelo povo e o lugar que deu seus primeiros passos. Inclui em um dos seus livros a ilustração da Pedra do Tendó, desenhado pela própria poetisa. Foi proprietária do principal cartório da cidade do Teixeira por vários anos, sendo responsável pelo registro de vários teixeirenses da época.
 
Elizete Cassiano na Pedra do Tendó - Foto: Aiana Uchôa
Elizete também tem sua contribuição na poesia brasileira, participando de comissões julgadoras em vários concursos de vários estados do Brasil, a exemplo de sua participação na comissão da união Brasileira de trovadores de Niterói – Rio de Janeiro. Foi premiada em vários concursos literários, como o concurso de trovas, poesias e sonetos promovido pela editora Taba Cultural, do Rio de Janeiro, pela qual teve três de seus trabalhos classificados: Primeiro concurso de trovadores do clube CLMM, em Formiga, Minas Gerais; concurso de trovas da União Brasileira de trovadores de Taubaté – SP. Também teve dois trabalhos classificados para a Coletânea de Autores Parahybanos, destacando-se ainda a participação, em 1997, no projeto "A cidade em out-door", na capital paraibana João Pessoa, na qual teve seu trabalho exposto em outdoor na cidade. O Coletivo Agostinho Nunes da Costa: O coletivo hoje é composto por três membros: Vinícius Martins, Tiago Nunes e Ari Nóbrega. Fundado no final de 2014, o coletivo tem por objetivo resgatar a memória da cultura popular, sobretudo a poesia popular em suas mais variadas vertentes, a mesma que é tida como patrimônio da cidade do Teixeira.
 
Assessoria
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira - PB
Teixeira - PB
Sobre o município O principal fundador do povoado foi Manuel Lopes Romeu, o qual se passou com a família a Sabugi em meados do século XVIII. Homem dado a caçadas, foi a serra em apreço onde encontrou o manancial hoje conhecido pelo nome cacimba de baixo, ao pé da atual cidade. Sombreava a fonte, altaneiro e anoso angico, no qual zumbiam três colmeias de uma espécie de abelhas denominadas Canudos, dando o caçador ao local a expressiva denominação Olho-d'Água dos Canudos,depois abreviado em Canudos. Fonte: IBGE
Teixeira - PB Atualizado às 13h26 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 31°

Qua 29°C 15°C
Qui 27°C 15°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 29°C 16°C
Dom 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias