Segunda, 29 de Novembro de 2021
30°

Poucas nuvens

Teixeira - PB

Geral Estudos rochosos

Pesquisadores da UFPE e da Universidade de Brasília estudam processo de formação das rochas em Itapetim

O estudo deve contemplar ainda a região de Teixeira-PB, Brejinho e São José do Egito.

22/11/2021 às 19h57
Por: Vitinho Galdino Fonte: Repórter do Sertão
Compartilhe:
Pesquisadores durante trabalho de pesquisa na zona rural de Itapetim. Foto João Paulo Pereira/reporterdosertao.com
Pesquisadores durante trabalho de pesquisa na zona rural de Itapetim. Foto João Paulo Pereira/reporterdosertao.com

Que o município de Itapetim é composto de muitas pedras todo mundo já sabe. Agora como essa imensidão de rochas veio parar até aqui e há quanto tempo isso aconteceu, ainda é um segredo que os doutores em geologia Lauro Cézar Montefalco de Lira Santos, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Luis Gustavo Viegas da Universidade de Brasília, estão tentando descobrir.

É claro, a bíblia diz que o universo é uma criação divina, já a ciência apresenta outro conceito para a origem da terra, o que tem gerado debates entre religião e ciência.

"Estamos estudando os granitos da região de Itapetim com objetivo de entender os processos formadores da crosta terrestre e contribuir para o mapeamento geológico das rochas da região para a reconstrução do passado da América do Sul", disse Lauro ao Repórter do Sertão.

Os pesquisadores estiveram na região da Gameleira na última quinta-feira (18). Lauro também falou como está sendo feito o processo de pesquisa em Itapetim.

"O processo de pesquisa se dá através de reconhecimento de campo e coleta de amostras para análise laboratorial. A pesquisa em Itapetim, especificamente durará 15 dias, mas a análise das amostras coletadas que ocorrerá em São Paulo durará em torno de 10 dias. Após isso, virá uma etapa de tratamento dos dados", explicou o professor da UFPE.

De acordo com Lauro, a escolha da região de Itapetim foi motivada pela ampla exposição de rochas graníticas, fato peculiar, se comparado com outras regiões do NE. Segundo ele, o estudo deve contemplar ainda a região de Teixeira-PB, Brejinho e São José do Egito.

Repórter do Sertão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira - PB Atualizado às 18h42 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

Ter 34°C 19°C
Qua 33°C 18°C
Qui 33°C 18°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 33°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias