Terça, 17 de Junho de 2025
24°

Parcialmente nublado

Teixeira, PB

Política Decisão

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice da cidade de Condado, no Sertão da Paraíba

Os mandatos foram cassados por decisão da juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, da 51ª Zona Eleitoral. O motivo apontado foi abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024.

07/06/2025 às 09h16
Por: Teixeira em Foco Fonte: G1 PB
Compartilhe:
O prefeito de Condado, Caio Rodrigo Bezerra Paixão (Republicanos), e o vice-prefeito Francisco Pereira dos Santos Júnior (PSB) — Foto: Arquivo pessoal/Instagram
O prefeito de Condado, Caio Rodrigo Bezerra Paixão (Republicanos), e o vice-prefeito Francisco Pereira dos Santos Júnior (PSB) — Foto: Arquivo pessoal/Instagram

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do prefeito Caio Rodrigo Bezerra Paixão (Republicanos), e do vice-prefeito Francisco Pereira dos Santos Júnior (PSB) da cidade de Condado, no Sertão da Paraíba. A decisão foi tomada pela juíza Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, da 51ª Zona Eleitoral, em Patos, nesta quinta-feira (6).

Continua após a publicidade
Anúncio

Os mandatos foram cassados por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A ação foi movida pela coligação de oposição “Condado Precisa Mudar” (PDT/PL), que denunciou um suposto aumento expressivo e sem justificativa legal na contratação de servidores temporários pela prefeitura em pleno ano eleitoral — especialmente nos três meses que antecederam o pleito, quando a legislação proíbe esse tipo de admissão, salvo em casos excepcionais e comprovadamente urgentes.

Segundo os autos do processo, o então prefeito Marcelo Bezerra Dantas de Sá teria autorizado a contratação de quase 200 servidores temporários somente em 2024, ano eleitoral, superando a média dos anos anteriores.

Continua após a publicidade

O aumento chegou a 24%, considerando dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), nas admissões nos três meses que antecederam a eleição, descumprindo a Lei das Eleições.

Além disso, testemunhas ouvidas durante o processo relataram que as contratações tinham fins eleitorais, com indícios de favorecimento a aliados políticos da gestão. Uma das ouvidas foi a presidente do Conselho do Fundeb, Inalda Formiga Soares. A professora afirmou que havia professores concursados disponíveis, mas a prefeitura optou por manter servidores temporários ligados à base política do prefeito.

Continua após a publicidade

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação, destacando que as admissões não foram justificadas por necessidade urgente e configuraram uso indevido da máquina pública para influenciar o voto em um município de pequeno porte, com apenas 5.857 eleitores.

O prefeito Caio Paixão se manifestou nas redes sociais sobre a decisão da Justiça. Segundo ele, um recurso contra a cassação vai ser apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

"Quero tranquilizar aos nossos eleitores que ao final a Justiça será feita e a vontade da maioria do povo de Condado será soberana", comentou.

Decisão da Justiça Eleitoral

Na decisão, além da cassação imediata dos diplomas de Caio Rodrigo Bezerra Paixão (prefeito) e Francisco Pereira dos Santos Júnior (vice), também foram determinadas:

  • A inelegibilidade, por oito anos, de Marcelo Bezerra Dantas de Sá, Caio Rodrigo Bezerra Paixão e Francisco Pereira dos Santos Júnior;
  • A realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Condado;
  • O envio do processo ao Ministério Público para investigação de possíveis crimes eleitorais.

Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que pode revisar a decisão ou referendar a sentença e determinar novas eleições na cidade.

G1 PB 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teixeira, PB Atualizado às 18h09 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Qua 26°C 19°C
Qui 29°C 17°C
Sex 26°C 19°C
Sáb 28°C 20°C
Dom 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias