Na manhã da última quarta-feira, 21 de maio, um ato de bravura evitou que uma situação de violência doméstica terminasse em tragédia no município de Imaculada, Sertão da Paraíba. O protagonista foi o 3º sargento Fernando Ricarte Fernandes Cordeiro, de 44 anos, policial militar da 5ª Companhia Independente da PM (5ª CIPM), que mesmo de folga atendeu um pedido desesperado de socorro.
A solicitação foi feita por telefone por uma mulher, que relatava ter sido surpreendida em casa por seu ex-companheiro, no bairro São José. O homem, de 39 anos, havia invadido a residência e estava agredindo a mulher e sua filha menor de idade com pedaços de madeira e uma faca. A ocorrência foi registrada por volta das 7h25, na Rua José Alves Cambuim.
Sem apoio naquele momento, o sargento Ricarte decidiu agir imediatamente. Ao chegar ao local, encontrou um cenário de grande tensão. Com coragem e preparo, conseguiu conter e desarmar o agressor sozinho, garantindo a segurança das vítimas até a chegada da guarnição de serviço.
A Polícia Militar confirmou que, quando a equipe de reforço chegou, a situação já estava sob controle graças à ação rápida e precisa do sargento. O caso foi enquadrado como descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, uma vez que havia decisão judicial que proibia o agressor de se aproximar da ex-companheira.
A atitude do militar reforça a importância do compromisso dos agentes de segurança pública com a proteção da população, mesmo fora do horário de serviço.
Teixeira em Foco
Com informações do Blog do Jordan Bezerra
Mín. 16° Máx. 31°