Quarta, 20 de Outubro de 2021
31°

Poucas nuvens

Teixeira - PB

Geral Cultura da palma

Matureia recebe visita técnica do projeto de tecnificação da cultura da palma forrageira na PB

Na visita técnica foram aprovados os dois espaços apresentados no sítio Riacho das Moças e no sítio Massangana.

08/10/2021 às 13h37
Por: Vitinho Galdino Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto- Assessoria
Foto- Assessoria

O projeto de revitalização e tecnificação da cultura da palma forrageira no Estado da Paraíba vai ser implantado no município de Matureia, nesta quinta-feira (07) o Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Jackes Rodrigues, acompanhou a visita técnica do representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) para aprovação do espaço de plantação de palma forrageira em campo de experimento.

O projeto da cultura da palma forrageira no Estado tem o objetivo de implantar campos de multiplicação e fomento da variedade de palma forrageira, por meio da incorporação de tecnologias sustentáveis, em 169 municípios, além de estimular a criação de uma base alimentar sustentável para os rebanhos com a produção de palma forrageira dentro de um novo modelo agronômico de exploração.

Na visita técnica foram aprovados os dois espaços apresentados no sítio Riacho das Moças e no sítio Massangana. A partir de agora, os produtores irão preparar o solo para receber da SEDAP a palma para o plantio e, em seguida, a instalação do kit de irrigação com orientação técnica.      

O projeto visa a aquisição, montagem e instalação de 338 Kits de irrigação, do tipo gotejamento, para áreas de 1,0 hectare, utilizando-se energia solar, com a implantação de 338 campos de multiplicação de palma forrageira para distribuição a agricultores familiares, fortalecendo a ideia da cultura da palma forrageira como uma proposta de política pública sustentável para o semiárido brasileiro. O público-alvo do projeto é constituído de pequenos agricultores, com enfoque na agricultura familiar.

O principal alimento utilizado pelos produtores e criadores para alimentar seus rebanhos é a palma forrageira, por conta de suas características de adaptação a solos rasos, deficientes em água e matéria orgânica. Com o aproveitamento eficiente da reserva de água existente, utilizando-se de pequenos sistemas de irrigação por gotejamento, pode-se resgatar, com tecnologias adaptadas e variedades resistentes, a cultura da palma forrageira no Estado, contribuindo para a manutenção dos rebanhos e a permanência dessas famílias em suas terras.

Vantagens do cultivo de palma forrageira:

- Produz elevada quantidade de massa de forragem;

- Fonte de alimento para os animais na época seca;

- Cultura bem adaptada às condições adversas do Nordeste;

- Suporta períodos de estiagens prolongados;

- Possuem características no processo fotossintético que resulta em grande economia de água.

Fonte: Projeto de revitalização e tecnificação da cultura da palma forrageira no estado da paraíba, SEDAP.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Matureia - PB
Matureia - PB
Sobre o município A história de Maturéia está relacionada com os primórdios do Povoado dos Canudos do qual se originou o município de Teixeira. O nome próprio do lugar foi derivado do capitão-de-Campos, Francisco da Costa Teixeira que nos idos de 1761 tomou posse de extensa região localizada num dos prolongamentos da Serra da Borborema. O antigo Povoado de Canudos mudou o nome para Vila do Teixeira e, em 1874, foi elevada à condição de cidade. Fonte- Governo Municipal
Teixeira - PB Atualizado às 19h15 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

Qui 33°C 18°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 19°C
Dom 31°C 18°C
Seg 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias