Quarta, 20 de Outubro de 2021
32°

Poucas nuvens

Teixeira - PB

Geral Apicultura

Apicultores da Serra do Teixeira se organizam para obterem a certificação do mel

A Secretaria da Agricultura Familiar e a Empaer realizaram encontro para discutir a certificação e venda de produtos apícolas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva

06/10/2021 às 13h55
Por: Vitinho Galdino Fonte: SECOM-PB
Compartilhe:
Foto- SECOM-PB
Foto- SECOM-PB

Os apicultores da Serra do Teixeira, no Sertão paraibano, buscam a certificação para a comercialização de produtos apícolas. Para obter o selo, contam com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap e outros parceiros.

Serão beneficiados 45 apicultores integrantes da Associação dos Criadores de Abelhas e Agricultores Familiares de Água Branca e Região e da Associação Comunitária de Apicultores de Princesa Isabel. Atualmente, a comercialização da produção é feita nos municípios da redondeza, mas a proposta é de que, com a certificação, possam exportar para outros estados e fornecer aos programas de compras governamentais.

A Secretaria da Agricultura Familiar e a Empaer realizaram encontro para discutir a certificação e venda de produtos apícolas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva. Apicultores dos municípios de Água Branca, Juru, Maturéia, Tavares e Princesa Isabel participaram de palestra do médico veterinário Erasmo Lucena, no povoado de Lagoinha, sobre a Certificação de Produtos de Origem Animal e Vegetal. O evento foi concluído com visita à Casa do Mel, na mesma localidade.

O gerente regional da Empaer em Princesa Isabel, Ronivaldo de Melo Freitas, afirmou que no ano passado a produção de mel comercializada pelos integrantes das duas associações chegou a sete toneladas.  Ele explicou que os sócios de ambas associações estão percebendo o avanço da atividade na região e manifestaram o desejo de obter a certificação. Vários extensionistas estão envolvidos neste projeto de estímulo à apicultura na Paraíba.

SECOM-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira - PB
Teixeira - PB
Sobre o município O principal fundador do povoado foi Manuel Lopes Romeu, o qual se passou com a família a Sabugi em meados do século XVIII. Homem dado a caçadas, foi a serra em apreço onde encontrou o manancial hoje conhecido pelo nome cacimba de baixo, ao pé da atual cidade. Sombreava a fonte, altaneiro e anoso angico, no qual zumbiam três colmeias de uma espécie de abelhas denominadas Canudos, dando o caçador ao local a expressiva denominação Olho-d'Água dos Canudos,depois abreviado em Canudos. Fonte: IBGE
Teixeira - PB Atualizado às 18h55 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

Qui 33°C 18°C
Sex 32°C 19°C
Sáb 32°C 19°C
Dom 31°C 18°C
Seg 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias