Segunda, 29 de Novembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Teixeira - PB

Especiais Astofotografia

Ocorre neste final de semana o 8° Encontro Paraibano de Astrofotografia em Matureia

A participação no encontro estará condicionada à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 por todos os maiores de idade.

05/10/2021 às 08h18
Por: Vitinho Galdino Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Astropintura em óleo sobre tela retratando a noite em Matureia - Créditos: Renato Bandeira
Astropintura em óleo sobre tela retratando a noite em Matureia - Créditos: Renato Bandeira

No próximo final de semana, entre 08 e 10 de outubro, o Sertão da Paraíba recebe o 8º EPA! Encontro Paraibano de Astrofotografia. O evento é realizado no Casarão do Jabre, no Município de Maturéia e é organizado pelo Casarão do Jabre em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia e com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB.

O EPA! é considerado o maior encontro de astrofotografia do país, reunindo cerca de 100 astrofotografos anualmente, desde 2013 (com a exceção de 2020, por conta da pandemia) em Maturéia, no Sertão da Paraíba. É voltado para astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas da astronomia, e tem como objetivos a difusão da prática da astrofotografia através de observações e sessões de astrofotografias em um dos céus mais escuros do Estado, além de promover a integração entre o público iniciante e os mais experientes na área.

Participantes do VI EPA! na praça de observação do Casarão do Jabre – Créditos: Marcelo Zurita

Apesar de seu caráter estadual, o evento tem alcance regional, pois recebe também público de outros estados do Nordeste, e repercussão nacional, tendo algumas das fotos produzidas no encontro já premiadas em concursos nacionais.

Astrofotografia

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico, várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores.

Galáxia do Escultor registrada por Ubiratan Nóbrega durante o VI EPA! em 2018

Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

Matureia

O Encontro Paraibano de Astrofotografia é realizado todos os anos na pequena cidade de Matureia, com 6 mil habitantes no Sertão da Paraíba. O local foi escolhido por reunir as condições ideais para observação e fotografia do céu. A distância das luzes dos grandes centros urbanos torna o céu de Matureia um dos mais escuros do Estado, e isso permite a observação até mesmo a olho nu de algumas nebulosas e galáxias distantes. Para astrofotografia, um céu escuro permite a utilização de longos tempos de exposição, possibilitando o registro dos objetos mais tênues do céu.

Observações astronômicas no Casarão do Jabre em Maturéia – Créditos: APA

Além disso, o Casarão do Jabre, localizado na zona rural do município, oferece toda infraestrutura necessária para o encontro: uma praça de observação com energia elétrica para os equipamentos, além de alimentação e hospedagem para os participantes.

Outro atrativo local são as belezas naturais da região que mistura paisagens tipicamente sertanejas com a Mata Atlântica de Altitude encontrada no Pico do Jabre, o ponto mais alto do Estado da Paraíba.

Foto de Diego Alencar durante o VI EPA! em 2018

O EPA! durante a pandemia

Esse ano o evento será realizado de forma adaptada ao cenário pandêmico ainda vivido no Brasil, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social recomendados pelas autoridades sanitárias.

A participação no encontro estará condicionada à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 por todos os maiores de idade. O participante precisará estar em dia com a vacinação, ou seja, ter tomado pelo menos a primeira dose ou dose única, e não estar em atraso com a segunda dose.

Será obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes do Casarão do Jabre, com exceção dos quartos e durante as refeições. Além disso, esse ano não estão sendo oferecidos quartos coletivos e as atividades sociais serão bastante limitadas, sempre visando evitar ao máximo o contato social. Até mesmo as observações em praça pública serão substituídas por atividades online voltadas para o público local.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
 
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Matureia - PB
Matureia - PB
Sobre o município A história de Maturéia está relacionada com os primórdios do Povoado dos Canudos do qual se originou o município de Teixeira. O nome próprio do lugar foi derivado do capitão-de-Campos, Francisco da Costa Teixeira que nos idos de 1761 tomou posse de extensa região localizada num dos prolongamentos da Serra da Borborema. O antigo Povoado de Canudos mudou o nome para Vila do Teixeira e, em 1874, foi elevada à condição de cidade. Fonte- Governo Municipal
Teixeira - PB Atualizado às 17h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

Ter 34°C 19°C
Qua 33°C 18°C
Qui 33°C 18°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 33°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias