Domingo, 16 de Março de 2025
20°

Parcialmente nublado

Teixeira, PB

Política Declaração

Hugo Motta sobre anistia do 8 de Janeiro: 'Foi grave, mas não foi tentativa de golpe'. Vídeo

Presidente da Câmara diz que assunto divide a Casa e provoca tensão com Judiciário e Executivo https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/hugo-motta-sobre-anistia-do-8-de-janeiro-foi-grave-mas-nao-foi-tentativa-de-golpe,7a84b8d1f7f684b9ad25889e558bf63437faqq7a.html?utm_source=clipboard

07/02/2025 às 18h10
Por: Teixeira em Foco Fonte: Terra
Compartilhe:
Foto- Divulgação Rádio Arapuan João Pessoa
Foto- Divulgação Rádio Arapuan João Pessoa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a invasão aos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 foi "grave", mas "não uma (tentativa) de golpe". A afirmação ocorreu durante entrevista à rádio Arapuan FM, de João Pessoa (PB), nesta sexta-feira, 7.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Entendo que estão recebendo penas muito severas", disse o deputado. "É um assunto que divide a Casa, que gera tensionamento com o Judiciário e com o Executivo. Por isso, o nosso cuidado em tratar sobre o tema. Eu não posso chegar aqui dizendo que vou pautar anistia na semana que vem ou não vou pautar de jeito nenhum."

Hugo Motta já havia falado, no início da semana, sobre a impossibilidade de ignorar uma pauta levantada pelo maior partido da Casa, o Partido Liberal (PL). Na ocasião, ele ressaltou a responsabilidade de não intensificar, ao abordar a possibilidade de anistia, o tensionamento entre os três poderes. "Vamos tratar esse tema de maneira muito tranquila, de maneira muito serena", afirmou.

Continua após a publicidade

A anistia aos réus e condenados do Ataque aos Três Poderes é uma das bandeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estima que uma versão ampliada do projeto possa anular suas condenações na esfera eleitoral e habilitá-lo para a eleição presidencial de 2026.

Continua após a publicidade

Durante a entrevista desta sexta-feira, o presidente da Câmara disse que não tem compromisso em pautar a alteração na Lei da Ficha Limpa. A mudança seria outra alternativa que poderia tornar Bolsonaro elegível para o próximo pleito.

"Minha opinião pessoal é que num sistema democrático que você tem eleições de dois em dois anos, se você não achar que oito anos é um tempo extenso, é não reconhecer a constitucionalidade", disse.

A alteração da Lei da Ficha Limpa consiste num projeto do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que fixaria o tempo de inelegibilidade para dois anos.

Motta foi eleito com 444 votos no dia 1.º de fevereiro para o biênio 2025-2026, sendo a segunda maior votação para presidente da Casa na história, com apoio do PL e do PT - perdendo apenas para Arthur Lira (PP-AL), que recebeu 464 votos em 2023. Ele derrotou os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), que obteve 32 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que teve 22 votos. Outros dois votos foram em branco.

Terra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira, PB Atualizado às 06h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Seg 29°C 20°C
Ter 27°C 19°C
Qua 31°C 20°C
Qui 32°C 19°C
Sex 32°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias