Quinta, 06 de Fevereiro de 2025
28°

Tempo nublado

Teixeira, PB

Educação Viralizou

Estudante conta para a mãe que passou em medicina na Uerj e viraliza; sanduíches vendidos no Centro pagaram cursinho

Vídeo que emocionou a web chegou a quase meio milhão de visualizações. Ana Beatriz Bezerra, de 23 anos, era bolsista em cursinho. Um outro estudante, do Amapá, quer voltar para o Rio para fazer Engenharia de Produção na UFRJ depois de concluir o Ensino Médio no Sesc.

18/01/2025 às 17h05 Atualizada em 18/01/2025 às 17h24
Por: Teixeira em Foco Fonte: G1
Compartilhe:
Ana Beatriz e a mãe, Eliene, após contar a notícia que passou em medicina na Uerj — Foto: Arquivo pessoal
Ana Beatriz e a mãe, Eliene, após contar a notícia que passou em medicina na Uerj — Foto: Arquivo pessoal

Um vídeo emocionante de uma estudante carioca viralizou nas redes sociais na última quarta-feira (15). Nas imagens, Ana Beatriz Bezerra, de 23 anos, conta para a mãe a novidade de ter passado no curso de medicina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), classificação que foi obtida após muito esforço da família da jovem.

Continua após a publicidade

No registro que alcançou a marca de quase meio milhão de visualizações, a irmã filma o momento em que a mãe das jovens recebe a notícia.

Ana Beatriz contou ao g1 que a mãe, Eliene Bezerra, trabalha vendendo lanches no Centro do Rio há 10 anos e que foi este sustento que a permitiu fazer o curso pré-vestibular para medicina. A família pagava por cursos online, até ela ganhar uma bolsa de 100% de desconto em uma unidade estudantil.

“Foi esse trabalho dela e a ajuda de alguns familiares que me permitiram conquistar esse sonho”, afirma Ana.

Continua após a publicidade

A jovem, que trabalha e estuda, diz que tentou passar para o curso mais concorrido da universidade por 5 anos. Ela conta nas redes sociais que não tem um bom computador, e por isso estudou com caderno e tablet.

“Fiquei 5 anos tentando e bati na trave 2 anos seguidos, mas finalmente agora deu certo”, diz.

Depois das cinco tentativas, Ana Beatriz conquistou neste ano a 8ª colocação. Antes, ela havia cursado um semestre de enfermagem em uma faculdade particular com bolsa do Prouni em 2022. Em 2024, a jovem chegou a passar em Biologia na Unirio, mas decidiu continuar tentando medicina.

Estudante do Amapá gabarita matemática no Enem

O jovem Rikelmy Sousa Mendes, de 18 anos, sonha com uma vaga para estudar Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele gabaritou a prova de Matemática do Enem e, na redação, o estudante pontuou 960.

Ele é natural de Macapá, que fica no Amapá, e fez o Ensino Médio no Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Rikelmy contou ao g1 que passou por um processo seletivo em 2021 para estudar na unidade com a viagem e estadia pagas pela instituição. O ensino era gratuito e, durante três anos, morou com outros 50 alunos na escola.

O grupo era formado por cerca de dois alunos de vários estados do país.

 

"Eu tive muitas experiências culturais muito boas por conta dessa diversidade. Hoje infelizmente esse processo acabou", conta o jovem.

Rikelmy, atualmente, está no seu estado natal e pretende voltar para o RJ para o início das aulas na faculdade. O pai, que é pedreiro, e a mãe, dona de casa, comemoram muito a nota do filho.

"Eles ficaram muito felizes com a nota. Nós ainda estamos planejando como eu vou conseguir ir por conta das questões financeiras, mas com a ajuda de alguns amigos do RJ e de muito trabalho as coisas vão se encaminhar", afirma ele.

O estudante planeja dar aulas particulares e vender doces na faculdade e na rua para se manter durante a graduação. Ele conta que, durante esse tempo, o maior segredo da pontuação foi o foco.

“Estudei em escola pública a vida toda e sempre acreditei que era capaz de voar mais alto. A sua realidade pode mudar se você se esforçar, acreditar que conseguirá e aproveitar as oportunidades”, comemora.

“Sempre gostei de saberes que envolvem a linguagem lógica. Isso vem de quando ainda era pequeno, quando tive contato com o estudo da música. Daí para a matemática foi um pulo porque todas essas disciplinas são da mesma área do pensamento”, conta.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Notícias de Teixeira e Região (@teixeiraemfoco)

G1 RJ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira, PB Atualizado às 15h12 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Sex 32°C 20°C
Sáb 33°C 19°C
Dom 31°C 21°C
Seg 33°C 20°C
Ter 33°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias