Sábado, 25 de Janeiro de 2025
31°

Tempo nublado

Teixeira, PB

Saúde Preocupante

Casos de dengue registram aumento de 100% na Paraíba

Entre janeiro e dezembro de 2024, casos de dengue somam 14.789; chikungunya cresce 18% e febre oropouche é registrada em três cidades.

08/01/2025 às 20h19
Por: Teixeira em Foco Fonte: G1 PB
Compartilhe:
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue — Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Mosquito do Aedes aegypti, transmissor da dengue — Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

A Paraíba enfrentou um crescimento significativo nos casos de dengue em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre janeiro e 28 de dezembro, foram registrados 14.789 casos prováveis da doença, correspondendo a 89,11% do total de arboviroses no estado. Esse número representa um aumento de cerca de 100% em relação ao mesmo período de 2023, quando haviam sido notificados 7.208 casos.

Continua após a publicidade

Além disso, outras arboviroses também tiveram impacto considerável. Foram notificados 1.711 casos de chikungunya (10,31%) e 97 de zika (0,58%) no mesmo período.

A dengue também foi responsável por 11 óbitos confirmados no estado, ocorridos em nove municípios:

  • Cabedelo (1);
  • Camalaú (1);
  • Campina Grande (2);
  • Catolé do Rocha (1);
  • Conde (1);
  • João Pessoa (2);
  • Lucena (1);
  • Massaranduba (1);
  • São João do Rio do Peixe (1).

Outras quatro mortes seguem em investigação. Esses casos estão localizados em Bananeiras, Itabaiana, João Pessoa e Monteiro.

Continua após a publicidade

A maior incidência de casos foi observada nas regiões de João Pessoa, Sousa e Princesa Isabel, que contribuíram para uma taxa geral de 364,27 casos por 100 mil habitantes, considerada alta. A faixa etária mais atingida foi a de jovens entre 20 e 29 anos, que representam 22,94% dos registros.

Chikungunya e zika também exigem atenção

Apesar de a dengue concentrar a maior parte dos casos e dos esforços de combate, outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também requerem atenção. Em 2024, os casos de chikungunya aumentaram 18% em relação ao ano anterior, passando de 1.449 para 1.711. A doença foi responsável por cinco óbitos, registrados em Sapé, João Pessoa, Campina Grande, Pirpirituba e Monteiro.

Por outro lado, os casos de zika apresentaram uma redução de 18%, caindo de 118 para 97 entre 2023 e 2024. Até o momento, não foram confirmados óbitos relacionados à zika.

Outra arbovirose que começa a chamar a atenção é a febre oropouche, causada pelo mosquito popularmente conhecido como “maruim”. Foram confirmados sete casos na Paraíba, distribuídos entre Alagoa Nova (4), Campina Grande (2) e João Pessoa (1).

Ações de combate à doença

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou ações preventivas diante do avanço da dengue na Paraíba, enfatizando a importância da mobilização coletiva no combate à doença.

De acordo com Carla Jaciara, técnica responsável pelas arboviroses na SES, a participação ativa da população é essencial. “Os cuidados precisam ser mantidos, e a população deve estar atenta e atuante na sua residência e no seu território, seja com os cuidados domésticos básicos para evitar o acúmulo de água parada, seja acionando os órgãos competentes para a inspeção e limpeza daquelas casas fechadas, terrenos baldios e afins, que podem ter foco para os mosquitos transmissores dessas arboviroses”, destacou.

Entre as medidas adotadas pela SES estão a capacitação de agentes de endemias, realizada por meio de oficinas e treinamentos que aprimoram as estratégias de combate ao mosquito transmissor, bem como "Dias D" de vacinação e campanhas de orientação e prevenção direcionadas à população.

G1 PB 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Teixeira, PB Atualizado às 13h09 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Dom 32°C 20°C
Seg 33°C 20°C
Ter 31°C 21°C
Qua 31°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias