A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, por meio de fiscalizações empregadas no último final de semana, entre os dias 23 e 24 de novembro, tirou de circulação condutores imprudentes que conduziam veículos alcoolizados e recuperou veículos furtados/roubados.
A primeira ocorrência se deu no município de Santa Rita-PB, no início da noite do sábado (23), por volta das 18h25, na BR-101, km 76, em uma ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Quando equipe da PRF foi comunicada que uma carreta SCANIA/P 340 A6X2 transitava na contramão por aproximadamente 18km. Prontamente, foram realizadas diligências para interceptá-la. Momento em que guarnição da PMPB abordou o veículo tentando adentrar uma estrada de terra. Ao chegar no local, os agentes da PRF solicitaram que o condutor, um homem de 38 anos, realizasse teste do etilômetro (bafômetro), tendo em vista que ele apresentava sinais de embriaguez, tais como: fala arrastada, olhos vermelhos e odor etílico. Contudo, ele ‘se recusou fazer. Foi elaborado um termo de constatação. O condutor foi detido por embriaguez e encaminhado para as autoridades cabíveis. A carreta que transportava ração animal foi removida para pátio um credenciado.
No final da noite do mesmo dia, por volta das 22h44, também na BR-101, desta vez no km 103, no município de Alhandra-PB, policiais apreenderam um veículo GM Ônix com registro de furto. Durante uma ronda de rotina, a equipe abordou o veículo, conduzido por um homem de 45 anos. Ele alegou ter adquirido o carro há cerca de oito meses, desconhecendo o registro de furto. Diante dos fatos, o veículo e o suspeito foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. O indivíduo poderá responder por receptação.
Já na manhã do domingo (24), por volta das 9h25, a PRF recuperou um veículo Chevrolet Spin com registro de roubo ocorrido em Natal–RN em julho deste ano. A ação se deu na BR-101, km 29, no município de Mamanguape-PB. Durante patrulhamento, os policiais abordaram o veículo e, após consulta aos sistemas, constataram a ocorrência do crime. O condutor, um homem de 47 anos, alegou ter adquirido o carro há cerca de quatro meses em uma troca e desconhecia o registro de roubo. Diante dos fatos, o veículo e o motorista foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Mamanguape para as medidas legais, onde poderá responder criminalmente por receptação.
Foto: Divulgação/PRF-PB
Em Campina Grande-PB, na BR-230, km 143, às 13h35, equipes da PRF foram comunicadas de um VW Virtus transitando perigosamente. De acordo com testemunhas, o veículo realizava manobras perigosas e quase causou um acidente grave com um táxi, chegando a colidir na sua lateral. O veículo foi rapidamente localizado e abordado. Durante a abordagem, o condutor de 37 anos apresentou sinais de embriaguez e o teste do bafômetro confirmou a presença de álcool no organismo, com um resultado de 1,41 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O motorista foi detido e encaminhado à delegacia.
O último registro criminal da PRF na Paraíba durante o final de semana se deu no município de Santa Luzia-PB, na BR-230, km 290, às 21h55, quando o motorista de um VW Gol fugiu de uma abordagem da PRF, realizando manobras perigosas e colocando em risco a vida de pedestres e outros condutores. Após ser abordado, o condutor, um homem de 28 anos, informou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foi realizado teste do etilômetro, momento em que comprovou a presença de 0,77 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O motorista foi detido e encaminhado à delegacia.
Ascom/PRF-PB
Mín. 22° Máx. 29°