Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Científica realizada na manhã desta sexta-feira (22) no município de Conceição, Paraíba, resultou na prisão de oito pessoas. A ação faz parte de uma série de investigações intensificadas em 2024, voltadas ao combate ao furto de energia elétrica no estado. Durante a operação, equipes de inspeção verificaram estabelecimentos comerciais e residências, onde encontraram irregularidades que impactam diretamente a qualidade do fornecimento de energia.
O problema do furto de energia elétrica tem se mostrado um desafio crescente no estado. Desde o início do ano, foram detectadas mais de 20 mil irregularidades em quase 100 mil inspeções realizadas em unidades consumidoras. As ações de combate já permitiram a recuperação de cerca de 27 GWh de energia, o suficiente para suprir o consumo anual de aproximadamente 16 mil residências.
Além dos prejuízos financeiros e à infraestrutura elétrica, o furto de energia representa sérios riscos de segurança. Alterações ilegais na rede elétrica podem resultar em curtos-circuitos, falhas no fornecimento, queima de aparelhos e até acidentes fatais por choque elétrico. Especialistas destacam ainda que o aumento de casos pode interferir na tarifa de energia elétrica, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), impactando o valor pago por todos os consumidores.
A população é incentivada a denunciar práticas ilegais de maneira anônima por meio do telefone 0800 083 0196, do WhatsApp no site www.gisa.energisa.com.br, ou pelo aplicativo Energisa On. Denúncias também podem ser encaminhadas diretamente à Polícia Civil pelo Disque-Denúncia, através do número 190.
Teixeira em Foco com Assessoria
Mín. 22° Máx. 29°