O fenômeno chamado halo solar foi registrado por populares da cidade de Teixeira, na região metropolitana de Patos, na manhã desta quarta-feira (25). Os moradores da cidade Serrana conseguiram observar um formato de anel com as cores do arco-íris ao redor do sol.
O registro chamou bastante atenção e encantou a todos, mesmo com a alta temperatura registrada. O halo é um evento óptico que acontece na troposfera superior, camada mais baixa da atmosfera terrestre. Ele é "causado pela incidência da luz solar sobre cristais de gelo presentes em nuvens do tipo Cirrostratus", explica Lucas Fagundes, meteorologista da Sala de Situação do governo do RS.
A formação do halo, segundo Fagundes, torna-se perceptível "a partir do momento em que a luz solar passa pelos cristais de gelo, formando o evento", que circunda o sol semelhante a um arco-íris.
As nuvens Cirrostratus, responsáveis pela ocorrência do anel em torno do sol, têm aparência fina e uniforme, além de serem "muito altas. Normalmente, as Cirrostratus estão localizadas entre 5 a 10 km de altura", destaca.
De acordo com o meteorologista, não há como mensurar a duração do fenômeno, porque "ele vai durar enquanto houver nebulosidade alta, assim, permanecendo na atmosfera. Então, depende das condições atmosféricas e do tipo de nuvem".
Teixeira em Foco com G1
Mín. 17° Máx. 35°