Uma tragédia marcou a tarde desta terça-feira (27) no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos. Uma menina de apenas 3 anos, trazida por uma ambulância não identificada, foi admitida na sala vermelha às 15h13, acompanhada de sua tia, responsável legal pela criança.
De acordo com o relatório médico repassado à nossa equipe, ao chegar no hospital, a criança estava irresponsiva, com cianose central e nas extremidades (condição médica que afeta o paciente que passa por problemas relacionados à má oxigenação do sangue), pupilas dilatadas e sem reação, além de ausência de pulso. Diante desse quadro, os profissionais de saúde diagnosticaram uma parada cardiorrespiratória (PCR) e imediatamente iniciaram as medidas de reanimação cardiopulmonar.
Devido à falta de informações sobre o tempo de parada cardiorrespiratória antes da chegada ao hospital, a equipe médica seguiu o protocolo de reanimação. Após 41 minutos de esforços contínuos, e com a equipe plantonista envolvida, foi decidido interromper as manobras de reanimação, constatando o óbito da criança às 15h54.
Dada a gravidade e as circunstâncias desconhecidas que levaram à morte da menina, a equipe médica solicitou que o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) investigue a causa do falecimento. O corpo criança foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL) para passar por exames mais detalhados.
O caso foi levado ao conhecimento da Delegacia de Polícia Civil e ao Conselho Tutelar de Patos. A investigação será essencial para esclarecer os eventos que culminaram na morte prematura da criança.
Mín. 17° Máx. 33°