Domingo, 14 de Julho de 2024
17°

Tempo nublado

Teixeira, PB

Cidades Estagio de chuvas

Governo Federal reconhece situação de emergência em São José do Bonfim e Matureia e outros municípios da Paraíba

Os municípios paraibanos incluídos na lista são: Damião, Gado Bravo, Matureia, Nova Palmeira, Poço Dantas, Princesa Isabel e São José do Bonfim.

11/07/2024 às 09h33 Atualizada em 11/07/2024 às 09h39
Por: Vitinho Galdino Fonte: G1 PB
Compartilhe:
Seca em Matureia-PB. Foto: Egeberto Araújo
Seca em Matureia-PB. Foto: Egeberto Araújo

Sete cidades na Paraíba foram declaradas em estado de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, nesta quarta-feira (10). A situação de emergência nas cidades do estado da Paraíba é provocada pelos longos períodos de estiagem.

As cidades paraibanas que se encontram em estado de calamidade por causa da seca são Damião, Gado Bravo, Maturéia, Nova Palmeira, Poço Dantas, Princesa Isabel e São José do Bonfim.

Com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, as prefeituras dessas cidades estão aptas para solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Continua após a publicidade

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.

G1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias