Uma carga com aproximadamente 300 mil peças de confecção sem documentação fiscal foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal na manhã deste sábado (06), numa fiscalização na BR-230, no município de São Mamede.
Conforme o apurado, a mercadoria estava sendo transportada em sacos num ônibus de cor branca e placa GXH5098 que havia saído do Estado do Pernambuco à Paraíba.
Durante as abordagens, os agentes perceberam no ônibus que todo o bagageiro estava ocupado por objetos em sacos. Eram as confecções que também ocupavam a extensão da parte superior do transporte. Ainda foi verificado que todas as poltronas haviam sido arrancadas para o acondicionamento da mercadoria.
Ao solicitar a nota fiscal, os agentes foram informados que o material não possuía o documento. Diante disso, os fiscais configuraram, em princípio como transporte de carga nacional sem documentação necessária.
O ato infracional não apenas viola a legislação vigente, mas também contribui para a sonegação fiscal e gera uma concorrência desleal no segmento do comércio de confecções.
Diante da irregularidade constatada, foi dada voz de prisão ao motorista do ônibus, que se comprometeu a comparecer em juízo mediante assinatura de Termo de Compromisso de Comparecimento (TCC) e, em seguida, foi liberado.
A mercadoria e o ônibus apreendidos foram entregues à Secretaria de Estado da Fazenda da Paraíba (Sefaz-PB) para que os procedimentos cabíveis fossem tomados.
De acordo com levantamentos preliminares das atividades policiais e dos agentes do fisco estadual, a mercadoria apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 600 mil.
Teixeira em Foco com Folha Patoense
Mín. 19° Máx. 33°