Domingo, 14 de Julho de 2024
17°

Tempo nublado

Teixeira, PB

Concursos Oportunidades

Governo define nova data para o 'Enem dos concursos'; CNU será em 18 de agosto

Avaliações iriam acontecer no dia 5 de maio, mas foram adiadas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

23/05/2024 às 10h19
Por: Vitinho Galdino Fonte: G1
Compartilhe:
'Enem dos concursos' será realizado no dia 18 de agosto — Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo
'Enem dos concursos' será realizado no dia 18 de agosto — Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (23), a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhecido como "Enem dos concursos". As avaliações vão acontecer no dia 18 de agosto, em 228 cidades do país (veja o mapa abaixo).

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos". Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve.

As avaliações iriam acontecer no dia 5 de maio, mas foram adiadas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Por isso, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro.

Ainda segundo o ministério, os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação. Agora, o órgão vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos já definidos anteriormente.

Continua após a publicidade

No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. Agora, os candidatos terão de conferir novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado.

Um novo cartão de confirmação de inscrição do "Enem dos concursos", com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto (veja passo a passo de como acessar).

O documento estará disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

Como serão as provas

Matutino (2h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • nível médio: provas objetivas (15 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • nível médio: provas objetivas (45 questões).

As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se o candidato sair antes, será eliminado do concurso.

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

Veja as principais orientações para a prova do 'Enem dos Concursos' — Foto: Arte g1/Wagner Magalhaes

Veja as principais orientações para a prova do 'Enem dos Concursos' — Foto: Arte g1/Wagner Magalhaes

Se o candidato quiser levar o documento de identidade de forma digital, deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala.

Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente.

De acordo com o ministério, é recomendado usar roupas e sapatos confortáveis no dia da prova, pois serão dois turnos de aplicação e a pessoa ficará sentada por um longo período de tempo.

A Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular, que deverá ficar desligado durante toda prova. E não se esqueça de desativar eventuais alarmes.

Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas. Eles ficarão guardados embaixo da carteira.

Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estiverem do lado de fora dos locais de aplicação.

Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como:

  1. Agendas eletrônicas e(ou) similares;
  2. Gravadores;
  3. Pendrive;
  4. Mp3 player e(ou) similar;
  5. Fones de ouvido;
  6. Chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  7. Relógios de qualquer natureza;
  8. Telefones celulares;
  9. Microcomputadores portáteis e/ou similares.

Canal de dúvidas

O Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: [email protected]. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

G1 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias