O Papa Francisco completou 87 anos neste domingo (17), festejado por crianças que o ajudaram a soprar uma única vela em um bolo branco.
As crianças, de uma clínica pediátrica administrada pelo Vaticano, cantaram para o papa e lhe deram um buquê de girassóis.
Mais tarde, num evento tradicional da época de Natal, no seu discurso semanal na Praça de São Pedro, ele abençoou pequenas estátuas do menino Jesus erguidas por crianças, para serem colocadas em seus presépios em casa.
O Papa também fez uma oração pedindo pela paz e citou as guerras entre Israel e Hamas e Rússia e Ucrânia.
Sobre a situação na Palestina, Francisco disse que continua recebendo notícias "muito sérias e dolorosas". "Civis desarmados estão sendo bombardeados e alvejados. E isso aconteceu até dentro do complexo paroquial da Sagrada Família, onde não há terroristas, mas sim famílias, crianças e doentes com deficiência, além de freiras".
As dezenas de crianças na praça gritavam "Buon Compleanno" - feliz aniversário em italiano - e erguiam cartazes com a mesma saudação.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, tem origem imigrante italiana e nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Os cardeais o escolheram como o primeiro papa da América Latina em 13 de março de 2013.
Numa publicação na plataforma X (antigo Twitter), a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, enviou saudações ao papa e agradeceu-lhe o seu "profundo compromisso com a paz".
Mín. 17° Máx. 35°